O tempo nesses casos de pessoas desaparecidas é fundamental. Nossos esforços estão voltados para encontrar e trazer de volta para casa o seu ente querido.
Os números sobre desaparecimento de pessoas especialmente nas grandes cidades, são alarmantes. Em 2013, em artigo publicado pelo Bom Dia Brasil, no primeiro semestre daquele ano o disque denúncia da Secretaria de Direitos Humanos recebeu mais de 600 casos. Em 2014 eram 250 mil pessoas desaparecidas por ano, sendo 40 mil menores de idade.
Para conseguir um levantamento mais efetivo sobre o desaparecimento de pessoas no país, criou-se o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, em 2009, onde é possível consultar e registrar pessoas desaparecidas.
Há também uma organização não governamental chamada Associação Desaparecidos do Brasil, onde se encontram diversas matérias sobre projetos de lei sobre o tráfico nacional de pessoas, tráfico humano, trabalho escravo, etc., além de também possuir um banco com cadastro de pessoas desparecidas.
Ainda com esses novos recursos de registro de desaparecidos, um método necessário a fazer muito rapidamente é o início às buscas, pois quanto mais rápida a busca for iniciada, mais chances se têm de encontrar a pessoa desaparecida.
Esforços não serão medidos para encontrar seu familiar ou amigo desaparecido.
A equipe da Laura e Silvia Investigações possui experiência em investigação de pessoas desaparecidas, uma vez que estão sempre em constante aperfeiçoamento de técnicas e meios para esse serviço investigativo.
Abaixo listamos algumas questões que podem auxiliar no entendimento da situação de pessoas desaparecidas e como proceder frente a essas ocorrências.
Uma pessoa é considerada desaparecida em que momento?
Em geral, os Departamentos de Polícia registram casos de desaparecimento após 48 horas do acontecimento. Entretanto, orienta-se que, dada a identificação de qualquer anormalidade no cotidiano dessa pessoa, é indicado que isso seja relatado por meio de um boletim de ocorrência (BO).
O período de uma investigação oficial feita ela polícia dependerá de provas e do avanço destas. No entanto, quando não se tem informações admissíveis, acontece o arquivamento do processo. Nesses casos, é possível continuar a busca por intermédio de um detetive particular.
O que fazer em caso de desaparecimento?
Maiores de idade, como jovens a partir dos 18 anos, têm círculos sociais mais extensos. Ao perceber o desaparecimento de um jovem, entre em contato com as pessoas próximas a ele. Procure amigos, namorada, colegas da escola/faculdade ou vizinhos. Quaisquer informações são úteis nessas horas.
O próximo passo é procurar o departamento de polícia mais próximo para registrar o BO. Os agentes de segurança pública devem começar as investigações.
Crianças e adolescentes vivem em um meio social mais restrito, mas isso não significa que estão menos vulneráveis, ao contrário, continuam suscetíveis e uma maior atenção por parte dos pais e responsáveis se faz necessária.
As crianças são mais fáceis de serem atraídas por pessoas com más intenções. A partir do momento em que se nota o desaparecimento da criança ou adolescente, é crucial o registro de boletim de ocorrência (BO). As primeiras horas são fundamentais para identificação de testemunhas e obtenção de informações da possível localização.
Para buscar pessoas desaparecidas é melhor contar com policiais ou detetives particulares?
Essa situação delicada acomete os familiares quando se veem envoltos nesse tipo de acontecimento. O cidadão tem o direito, previsto pela constituição brasileira, à segurança pública, portanto, a polícia militar é quem pode assessorar os familiares. Entretanto, o trabalho de um detetive particular pode complementar as investigações.
Como um detetive particular pode ajudar na investigação por pessoas desaparecidas?
O método de busca do detetive particular é parecido com o da polícia. Primeiramente é preciso haver a coleta de informações com a família e testemunhas. De posso de alguma informação relevante, o detetive particular terá uma linha de investigação a seguir, que consiste em conversar com amigos, colegas, pessoas do círculo de trabalho (escola ou universidade).
O detetive particular consegue transitar entre os locais sem levantar muita suspeita, sendo este um dos diferenciais da investigação. Outra vantagem desse profissional está na dedicação exclusiva à investigação de pessoas desaparecidas. a tecnologia ultrassofisticada é outro fator determinante no trabalho de um detetive particular. A contratação desse profissional objetiva colaborar para que a pessoa seja encontrada em segurança.
Realizaremos o melhor serviço possível para que seu ente querido/familiar seja encontrado e conduzido em segurança para seu lar.
Tenha a comprovação para o seu caso com sigilo absoluto
A Laura e Silvia Investigações tem equipamentos modernos e uma equipe especializada, solucionando seu caso mediante provas reais (fotos, vídeos, áudios e outros documentos) que comprovem ou não a suspeita, com certeza total e sigilo absoluto.
Entrar em contato